As primeiras notícias sobre o carnaval carioca de 2014, com a Beija-Flor homenageando o global Boni e a Grande-Rio anunciando que seu enredo será sobre a cidade de Macaé/RJ, foram desanimadoras. Mas o anúncio da G.R.E.S. Em Cima da Hora, do bairro de Cavalcanti, que volta no ano que vem a desfilar na Sapucaí, no Grupo de Acesso A, compensa todas as notícias ruins: a escola reeditará na avenida o antológico samba “Os Sertões“, originalmente apresentado em 1976. Em todas as seleções de melhores sambas-enredo de todos os tempos, a composição de Edeor de Paula é presença obrigatória.

O samba marcou época, resistiu ao tempo e voltará com tudo no desfile de 2014. Mas, apesar de sua qualidade e do reconhecimento, o samba é marcado por um episódio triste: a escola foi rebaixada ao segundo grupo no carnaval de 1976, depois de desfilar embaixo de um temporal, que estragou as fantasias.

A reedição do samba de 1976 ajudará a escola de Cavalcanti a tentar alçar vôos mais altos, depois de passar muitos anos nos grupos de acesso, desfilando na maior parte das vezes na avenida Intendente Magalhães, no subúrbio carioca. Este desfile poderá mostrar também que um bom samba-enredo faz a diferença no desfile. Será uma chance única de escutar novamente na Sapucaí o samba que melhor sintetizou o clássico livro de Euclides da Cunha.

A iniciativa da Em Cima da Hora merece ser apoiada. Todos aqueles que são apoiadores do carnaval popular, apaixonados pelo samba-enredo de qualidade, tem no desfile da Em Cima da Hora, no dia 28 de fevereiro de 2014, um compromisso militante.

Clique aqui e acesse a letra e música de Os Sertões.