Mensagem no dia da visita de financiadores americanos.

Mensagem no dia da visita de financiadores americanos.

Com a colaboração de Patricia Santos*

No próximo sábado, 21 de setembro, militantes da causa ambiental em Londrina estarão nas ruas coletando assinaturas contra o Projeto Arco Norte, que prevê a construção de um novo aeroporto na cidade, ao lado do último remanescente de floresta nativa da região, o Parque Estadual Mata dos Godoy (PEMG).

A data foi escolhida porque neste dia comemora-se o Dia da Árvore, marcando o fim do inverno e o começo da primavera. O protesto dos ativistas londrinenses promete dar um tom político a esta data, até hoje ausente de sentido prático.

O Parque Estadual Mata dos Godoy é uma unidade de conservação de quase 700 hectares, protegida por lei ambiental, e rodeada por inúmeros outros fragmentos que compõem as propriedades dos pequenos agricultores que vivem no entorno da Mata.

A construção de um novo aeroporto na região, que teria como foco o transporte de cargas, é mais um daqueles projetos com cara de mirabolante e que carecem de cuidados básicos. Neste caso, não há proposta séria de planejamento geográfico da região após a construção do aeroporto, o que poderia gerar um emaranhado de rodovias, congestionando o já complicado trânsito entre Londrina e cidades da região Norte (como Cambé e Rolândia).

A disputa entre um aeroporto e uma unidade de conservação ambiental em Londrina é mais um caso da disputa entre o desenvolvimento a qualquer custo e a vida no Paraná. Esse, com certeza, será um tema divisor de águas da campanha eleitoral de 2014 e nós, do PSOL, estaremos ao lado da vida neste debate.

*Patricia Santos é bióloga formada pela UEL e militante do Setorial Ecossocialista do PSOL.