hqdefaultEle foi um mito. Fez parte da história. E merece sempre ser lembrado. Maé da Cuíca foi pioneiro do samba em Curitiba, enfrentou os preconceitos da elite e a repressão policial. Além de líder da escola de samba Colorado, foi compositor de mão cheia. Até pouco antes de morrer, em dezembro de 2012, ainda tocava nas rodas de samba.

Apesar disso, Maé está fora da história oficial. Não há praças ou escolas com seu nome, não foi escolhido cidadão honorário ou coisa do tipo. Muito pelo contrário, sua luta, pelo reconhecimento do samba e da cultura popular em Curitiba, se mantém necessária e atual.

Por tudo isso, o trabalho de resgate dessa história tem que ser apoiado. E agora temos uma chance bem concreta para esse apoio: o CD com músicas de Maé da Cuíca, gravado por uma série de artistas curitibanos, está em fase de finalização e precisa de ajuda financeira para ser concluído. Essa ajuda pode ser feita via internet, com doações financeiras pelo site Catarse (saiba mais clicando aqui). Fazendo uma brincadeira com uma das músicas de Maé, diria que, “se você é sambista de verdade, abandona a vaidade e vai lá no site doar”.

E, além dessa contribuição via internet, uma outra oportunidade é a roda de samba que vai acontecer nesta quinta-feira, 04 de junho, a partir das 17h30, na Sociedade 13 de Maio (R. Des. Clotário Portugal, 274). A entrada será R$5, valor que será destinado para o projeto.

Assista um vídeo em homenagem a Maé da Cuíca clicando aqui