cndhAinda como repercussão do massacre ocorrido em Curitiba no dia 29 de abril, o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) realizará sua reunião mensal em Curitiba, nos dias 11 e 12 de junho. Além dos temas que já estavam em pauta na “ordem do dia”, esse encontro contará, no segundo dia, com uma audiência pública “sobre as ocorrências do dia 29 de abril contra professores e manifestantes”. O evento vai acontecer na Sala de Conferências do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, na praça Santos Andrade.

Apesar de, muitas vezes, os conselhos de participação social terem suas decisões desrespeitadas pelos governos em todos os níveis e por isso estarem desacreditados, é bastante simbólico que o CNDH venha a Curitiba realizar sua reunião. É mais um sinal do isolamento de Beto Richa e do acerto das campanhas e ações que pedem a renúncia do governador.

Fundado em março de 1964, o CNDH é o mais antigo colegiado com esse caráter do país. Curiosamente, o Conselho foi criado poucos dias antes do golpe militar que instaurou uma ditadura que durou 21 anos e foi inimiga dos direitos humanos. Em 2014, o CNDH passou por uma interessante reformulação, que diminuiu o peso do governo na estrutura do órgão.

É bem importante que os movimentos sociais paranaenses “ocupem” o espaço da audiência pública, para que o CNDH tenha a real dimensão do que ocorreu no Paraná em 29 de abril.