BDNos dias 22 e 26 de agosto teremos, em Curitiba, uma apresentação da corrente de trabalhadores Braços Dados. Apesar de já termos muitas pessoas se identificando com essa construção em nossa cidade, essas serão as primeiras atividades públicas deste agrupamento que vem se organizando desde abril de 2015 em todo o Brasil. As atividades serão em dois dias para possibilitar a maior participação e conciliar os horários dos participantes. No sábado, 22 de agosto, a reunião será as 9h30; na quarta-feira, 26 de agosto, a reunião começará as 19h30. Ambos os encontros serão realizados na rua Mal. Floriano, 306, conj. 83, 8º andar, no centro de Curitiba.

O Braços Dados surge da necessidade de construção de um movimento sindical oxigenado, com protagonismo daqueles trabalhadores e trabalhadoras que estão em cada local de trabalho, na base dos sindicatos. Um movimento sindical que compreenda que só é possível aglutinar o conjunto da classe trabalhadora se nossas ações e práticas não forem machistas, LGBTfóbicas e racistas.

Entendemos que o processo de ruptura com as centrais sindicais pelegas e/ou governistas (CUT, CTB, Força Sindical e outras) não deve significar que este debate seja o principal do movimento dos trabalhadores. É preciso ir além dos debates superestruturais, visto que, para a maior parte dos que vivem de seu próprio trabalho, essa discussão remete apenas a uma “sopa de letrinhas”. Consideramos que as alternativas sindicais que atuam de forma combativa e independente em relação ao governo federal e ao PT, Intersindical e CSP-Conlutas, devem ter como prioridade ações unitárias para fortalecer esse pólo de oposição de esquerda.

O Braços Dados pretende ser um ponto de apoio para a organização coletiva de trabalhadores e trabalhadoras que desejam lutar por suas pautas mais imediatas sem esquecer a necessária superação da sociedade desigual em que vivemos. Convidamos você a também fazer parte dessa construção.

Confira o evento no Facebook clicando aqui.