img-pesquisas-politicas1Recentemente, o instituto Paraná Pesquisas divulgou levantamento feito entre os dias 28 de fevereiro e 02 de março acerca do momento político que vivemos no Brasil. Mesmo tendo sido feitos antes dos acontecimentos de 04 de março e considerando os limites desse tipo de levantamento, a pesquisa serve para termos pelo menos uma base sobre o que pensam os brasileiros sobre alguns temas.

Acerca da Lava-Jato, a pesquisa apontou um ceticismo da população, visto que 38,1% avaliam que “tudo acabará em pizza” e 33,5% avaliam que a operação vai acabar “com menos condenados do que deveria”, totalizando 71,6%. As respostas que apontam uma maior esperança na Lava-Jato totalizam 25,6% dos entrevistados, mostrando que apenas 2,8% não tem opinião sobre o tema.

Mostrando que entender o Brasil “não é para os fracos”, Lula lidera na pergunta sobre quem foi o melhor presidente desde a redemocratização. Segundo a pesquisa, Lula foi o melhor para 35,8%, seguido de perto por FHC (33,1%). Apenas 1,2% responderam que Dilma foi a melhor e 11,6% não souberam e/ou disseram que ninguém foi o melhor.

Ainda segundo a pesquisa, metade da população (49,8%) tem conhecimento das manifestações que ocorrerão no dia 13 de março. Esse dado mostra a força e a capilaridade que os movimentos anti-Dilma capitaneados por segmentos conservadores tem conseguido, tanto a partir de seus meios, como a partir de uma “forcinha” da mídia corporativa.

Sobre as eleições municipais, a pesquisa, de certa maneira, desmonta a análise de que os temas nacionais terão muita influência nas eleições municipais deste ano. Segundo o levantamento da Paraná Pesquisas, 42,1% disseram que o apoio de Lula não influenciaria seu voto, 45,5% disseram que o apoio de Aécio não influenciaria seu voto e 49,4% disseram que o apoio de Marina Silva não influenciaria na hora do voto. Ainda que muito vá se falar sobre os debates nacionais neste ano, o que parece é que a influência será mais em torno dos posicionamentos do que do apoio de “figurões”.

Mas o ponto mais interessante da pesquisa é o apontamento de que 53% dos entrevistados já se cansaram do assunto “impeachment”, enquanto apenas 24,8% afirmaram que se interessam muito. Ou seja, o que parece é que essa disputa mesquinha pelo poder capitaneada por PT e PSDB já cansou a maioria da população, que não se vê representada por nenhum desses lados.

Confira os dados (o resultado está dividido em dois blocos):

Pesquisa 1

Pesquisa 2