fota10dejunho_x638Com informações do SINDITEST-PR

No dia 10 de junho, o SINDITEST-PR (Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Paraná) e mais 4 entidades (o SIMEPAR, a APUFPR-SSind, o SINDYPSI-PR e o DCE/UFPR) apresentaram, para a comunidade do Hospital de Clínicas da UFPR, um dossiê sobre as atuais condições de trabalho e de assistência do hospital, que pioraram muito após a adesão da UFPR à EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

O documento foi elaborado a partir da orientação de um seminário da FASUBRA-Sindical sobre a situação dos hospitais universitários. Em Curitiba, foram realizadas reuniões e entrevistas ao longo do primeiro semestre de 2016, o que resultou em quase 100 páginas de dossiê. Ao longo do material, há documentos que provam a falta de medicamentos e materiais básicos para atendimento no HC, bem como a insuficiência no número de trabalhadores.

A apresentação do dossiê também marcou o lançamento da campanha A EBSERH está matando o HC. O primeiro vídeo da campanha pode ser acessado aqui.