Teresa Urban foi uma das mais árduas lutadoras contra as mudanças no Código Florestal

Teresa Urban foi uma das mais árduas lutadoras contra as mudanças no Código Florestal

Na próxima segunda-feira, 27 de junho, ativistas da Frente Unificada Socioambiental de Curitiba vão realizar uma ação na Prefeitura Municipal. O grupo vai entregar uma Carta-Manifesto ao prefeito Gustavo Fruet cobrando a criação da área de preservação ambiental com o nome da jornalista e ambientalista Teresa Urban, falecida há três anos.

O ato também será uma homenagem a ela, que foi pioneira na cobertura de assuntos ambientais na imprensa brasileira e voraz defensora do meio ambiente e dos direitos humanos. Para marcar a data, uma muda de araucária será plantada em frente à Prefeitura, junto com uma placa para homenagear Teresa Urban.

Promessa – Militante assídua até a sua morte, aos 67 anos, Urban participou da elaboração do Plano de Governo do então candidato Gustavo Fruet. Ainda em 2013, o presidente da Câmara de Vereadores na época, Paulo Salamuni, foi um dos mais entusiasmados com a ideia de homenagear Tereza com a criação de uma reserva ambiental que receberia o nome dela.

No entanto, nos encaminhamos para o final da gestão Fruet e a Secretaria do Meio Ambiente ainda não apresentou qualquer proposta de criação da reserva para a população de Curitiba.

Frente – A Frente Unificada Socioambiental Curitiba é uma recente repactuação do movimento ambientalista, composta por diversas entidades, instituições, ativistas, ONGs e cidadãos preocupados com os rumos das políticas socioambientais do município e do Brasil.

Relembre:

Camarada Teresa Urban, presente!

Morre aos 67 anos a jornalista e ambientalista Teresa Urban

Teresa, a Batista