Bancada da Frente Ampla de Esquerda

Bancada da Frente Ampla de Esquerda

Uma das grandes alegrias das eleições de 2012 foi a eleição de Sandro Pimentel como vereador do PSOL em Natal/RN. Dirigente do SINTEST/RN (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRN e da UFERSA), Sandro sempre teve atuação nas lutas da educação e saúde, tendo feito parte também da diretoria da FASUBRA (Federação dos Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras). Além das lutas sindicais, conseguiu, desde o início, estar a frente da construção do PSOL, conciliando atividades que demandam bastante tempo.

Sandro foi o primeiro técnico-administrativo em educação eleito pelo PSOL, o que orgulhou a todos e todas que, no âmbito da FASUBRA, lutaram para que, mesmo sob um governo federal petista, esta entidade continuasse no campo da luta dos trabalhadores.

Além de Sandro, a Frente Ampla de Esquerda elegeu Amanda Gurgel (PSTU) e Marcos (PSOL), formando uma bancada aguerrida e expressiva, que já chegou mostrando que era diferente quando apresentou candidatura própria para a presidência da Câmara Municipal, no primeiro dia de mandato.

Já em janeiro, Sandro fez campanha, indo em locais públicos como ônibus e praias, contra o aumento salarial dos vereadores. Se os vereadores da Frente não tinham uma trajetória muito conhecida, logo foram reconhecidos pela maior parte da população, que viu neles legítimos representantes populares. Mas, para estar de um lado na política, é preciso estar contra outro.

Numa iniciativa ousada, as bancadas do PSOL e do PSTU propuseram projeto de lei de passe-livre que, com a Câmara sobre forte pressão popular, foi aprovado por unanimidade. Covardemente, o projeto foi vetado pelo prefeito e reencaminhado rapidamente à Câmara, que, em votação sem permissão de acesso ao público, aprovou por maioria a manutenção do veto do prefeito, dando um golpe naquilo que havia sido decidido de maneira unânime alguns dias antes.

Com esta manobra, a Prefeitura e os setores empresariais da cidade se sentiram fortalecidos e começaram a atacar os vereadores da Frente Ampla de Esquerda. O vereador Sandro Pimentel vem sofrendo sistemática perseguição dentro da Câmara Municipal de Natal. A mais recente delas é a representação contra o vereador na Comissão de Ética da Câmara. O autor da representação contra Sandro é o vereador Adão Eridan (PR), conhecido por sua condenação pela justiça a partir da Operação Impacto, que investigou irregularidades na votação do Plano Diretor de Natal do ano de 2007.

Sabemos que estas ameaças tem o intuito de tentar calar àqueles vereadores que ousaram praticar uma política diferente na Câmara de Vereadores. É o mesmo intuito das ameaças contra João Alfredo, vereador do PSOL em Fortaleza, e do artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, assinado por líderes de todos os outros partidos da Câmara Municipal de São Paulo, em represália às opiniões do vereador Toninho Véspoli (PSOL).

Por outro lado, essas ameaças demonstram que a tarefa de nossos parlamentares vai muito além da simples presença no Legislativo. Por conta de atuarmos contra o clientelismo e o fisiologismo, lógicas dominantes no parlamento brasileiro, temos que contar com o apoio da maioria da população para que ataques como esse sejam rechaçados.

Gostaria de, diretamente de Curitiba, prestar toda solidariedade ao camarada e amigo Sandro Pimentel e aos demais vereadores da Frente de Ampla de Esquerda e dizer que estamos juntos, mesmo que separados por mais de 3.300 km.