lançamentoFonte: Luciana Genro

O PSOL do Paraná lançou oficialmente na noite desta quarta-feira, dia 10 de julho, suas candidaturas, com a presença da presidenciável do partido, Luciana Genro. A coordenadora da mesa, Clarissa Viana, apresentou o candidato a governador do PSOL no Paraná, Bernardo Pilotto, a vice, Maicon Palagano, e ao Senado Federal, professor Piva. O evento, realizado na sede estadual do PSOL, em Curitiba/PR, contou com a presença de 170 pessoas e teve como ponto alto a intervenção de Luciana Genro.

Bernardo Pilotto, sociólogo e técnico-administrativo da Universidade Federal do Paraná, abriu o evento com uma homenagem a Plínio de Arruda Sampaio, candidato do PSOL à Presidência em 2010, falecido na terça-feira. “Camarada Plínio: presente” clamou o público. Pilotto apresentou os desafios da disputa ao governo estadual e da importância do voto no PSOL, como alternativa de esquerda e coerente. “Votar nos candidatos da nossa chapa é votar num projeto de alternativa real, que faz a diferença, que pode eleger parlamentares coerentes para reforçar a melhor bancada de deputados do país. No Paraná, temos visto mais deputados votarem a favor do trabalho escravo do que a favor da educação pública. É hora de mudança para valer” convocou.

Luciana Genro

A fala de Luciana Genro empolgou a militância e os apoiadores das candidaturas presentes no evento. Em sua intervenção de pouco mais de 20 minutos, apresentou as diretrizes programáticas para a disputa do Palácio do Planalto. Luciana apresentou sua candidatura como a alternativa de esquerda e democrática aos candidatos do sistema. “Dilma representa o continuísmo, que o povo está cansado. Aécio é o retrocesso tucano, que o povo já rejeitou. Enquanto Campos está no meio termo entre Dilma e Aécio, nós queremos outro futuro, disputamos para construir nossa utopia concreta” definiu a candidata do PSOL.

Ponto a ponto, Luciana Genro discorreu sobre as mobilizações de junho, a ampliação da democracia no país, a mudança do sistema político e a proposta de Revolução Tributária, com a auditoria da dívida pública e a regulamentação do Imposto Sobre as Grandes Fortunas. “Dessa forma podemos garantir os recursos para atender os direitos que as mobilizações de rua e greves reivindicam, como saúde, educação, moradia, transporte público com tarifa zero” elencou.

A candidata do PSOL ainda abordou a necessidade de acabar com a “famigerada guerra às drogas, que se converteu em guerra aos pobres”, através do projeto de descriminalização do uso da maconha, apresentado pelo deputado federal Jean Wyllys (PSOL/RJ). Luciana Genro relatou sua atividade de campanha durante a manhã em Curitiba, quando visitou a ocupação urbana Nova Primavera. “Conheci a dona Jurema, que me emocionou pela sua força e luta, por moradia e dignidade. Vamos honrar o apoio da dona Jurema e de todos que lutam pela sobrevivência dia e noite. É por mais direitos sociais que nos apresentamos essa eleição” disse.

Após a fala de Luciana, diversos candidatos e militantes do PSOL-PR complementaram o debate programático e contextualizando a disputa eleitoral no Paraná. Muitos militantes dedicaram suas intervenções em deferência à memória de Plínio de Arruda Sampaio.