sismmarNa última sexta-feira, 26 de julho, os trabalhadores do serviço público municipal de Araucária deram um exemplo de unidade, mobilização e consciência: paralisaram suas atividades por 24 horas, mostrando para a Prefeitura da cidade que merecem respeito.

A mobilização foi organizada pelo SIFAR (Sindicato dos Servidores de Araucária) e pelo SISMMAR (Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária), em uma unidade quase inédita na cidade. Mas foi, principalmente, construída pelos trabalhadores do município, que acabaram por protagonizar uma bela luta.

Os trabalhadores mostraram que a política de verdade é aquela que se faz na rua e não em gabinetes fechados com ar-condicionado.

O sucesso da paralisação de sexta-feira é fruto de um trabalho de muitos anos. Mesmo em 2013, outra paralisação já havia sido realizada, mostrando para a Prefeitura que os trabalhadores não estão de brincadeira.

Já há alguns anos, o SISMMAR conta na sua diretoria com uma nova geração de militantes, que priorizou o trabalho e o contato cotidiano com os professores municipais. Isso fez com que o professorado, até então afastado do cotidiano sindical, visse naquela entidade uma referência para suas reivindicações cotidianas. O trabalho do SISMMAR contagiou o outro sindicato do município, o SIFAR, e assim estão sendo construídas as lutas de 2013.

A luta dos trabalhadores de Araucária é mais do que justa: o município que tem uma das maiores arrecadações em impostos do estado, se nega a garantir os direitos mais básicos para seus trabalhadores! Ao contrário, garante muitos cargos comissionados, desprestigiando aqueles que passaram em concurso.

Parabéns a todos que estiveram nas ruas na ultima sexta-feira. Se a Prefeitura continuar fingindo que os trabalhadores do serviço público municipal não são seu problema, a luta vai continuar: no próximo dia 01º de agosto, uma nova assembleia pode decretar greve geral em Araucária.

Força na luta!