Nesta sexta-feira, 17 de agosto, aconteceu em Curitiba, no bairro São Francisco, o Dia Nacional de Lutas da População em Situação de Rua. A data relembra a chacina ocorrida em 19 de agosto de 2005 na cidade de São Paulo, quando cerca de 20 pessoas foram atacadas enquanto dormiam no centro da maior cidade do país.
Segundo lideranças do movimento, são mais de 2.800 moradores de rua em Curitiba e faltam políticas públicas para o atendimento desta população. Em 2012 já foram noticiadas diversas mortes de pessoas que estavam em situação de rua, por violência e também devido ao frio.
O PSOL tem apoiado este importante movimento em suas várias dimensões, como na pauta da saúde, saúde mental, direitos humanos e moradia. No dia 02 de junho de 2012, aconteceu seminário de programa de governo sobre assistência social que contou com a presença de lideranças do Movimento Nacional da População de Rua.
Neste Dia Nacional de Lutas, estiveram presentes diversos militantes do PSOL, entre eles candidatos a vereador e o candidato a prefeito da Frente de Esquerda (PSOL/PCB), Bruno Meirinho.