Fonte: PSOL-Curitiba
Bancadas evangélicas crescendo, Marco Feliciano na Comissão de Direitos Humanos, candidatura de Pastor Everaldo e declarações de ódio de Levy Fidelix no debate da TV Record, aumento da bancada do PSC no Paraná… nos últimos anos, a disputa entre os fundamentalistas religiosos e a defesa do Estado Laico tem se acentuado no Brasil.
Para aprofundar o debate sobre o que é o fundamentalismo religioso e quais são as formas de enfrentá-lo, o Diretório Municipal do PSOL-Curitiba promove debate com o vereador Henrique Vieira (PSOL), de Niterói/RJ.
Professor, teólogo e militante dos direitos humanos, Henrique Vieira, de 25 anos, é casado, dá aulas para o Ensino Médio em diversas escolas de Niterói e é pastor da Igreja Batista do Caminho. Na Câmara Municipal de Niterói, Henrique é presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade. Além disso, também é membro titular das comissões permanentes de Educação e de Direitos Humanos. Recentemente, um projeto de sua autoria, que aumenta a licença-paternidade para os servidores públicos da cidade, foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Niterói.
Além de Henrique Vieira, estarão compondo a mesa de debates representantes dos segmentos sociais que são mais atacados pelo crescimento do pensamento conservador: Marisinha Félix, do movimento Mães Pela Igualdade; Brenda Maria, do Fórum Paranaense de Religiões de Matrizes Africanas; James Kava, da Marcha da Maconha Curitiba; e Ana Júlia Filipe, do Núcleo de Mulheres do PSOL.
A atividade acontecerá no dia 27 de outubro, a partir das 19h, na sede do PSOL-Curitiba, localizada na rua Desembargador Westphalen, 485, cjto. 22, próxima a praça Rui Barbosa, no centro da cidade.
Com este debate, o PSOL-Curitiba pretende iniciar uma campanha de combate ao fundamentalismo religioso em Curitiba e no Paraná, visando fortalecer as pautas de luta das mulheres, dos LGBTs, dos negros e negras, contra a intolerância religiosa e pelo Estado Laico.
A atividade é aberta a todos e todas e será gratuita.