Começou na tarde da última terça-feira (19) o horário eleitoral na TV com os programas de candidatos a presidente e deputado federal. Quase acabando o bloco de deputados federais um programa destoou dos outros. O Partido Socialismo e Liberdade – PSOL -, que dispõe de um dos menores tempos de TV, chamou a atenção através de uma propaganda diferente. Segundo o portal Vanguarda Política, o PSOL “detonou o horário eleitoral” ao não apresentar candidatos e saiu da mesmice.
Para Bernardo Pilotto, candidato ao governo do Paraná, o objetivo do partido é chamar atenção e apontar as contradições do processo eleitoral. “Denunciamos a marquetocracia, essa falsa publicidade sustentada por doações milionárias que produz candidatos de prateleira. Há marcas diferentes mas o produto é o mesmo”.
A coordenação de campanha avalia que a rejeição a política repercute no horário eleitoral. “Ninguém aguenta mais ver as mesmas coisas toda eleição. Por isso fizemos um programa diferente, pra conversar com quem está indignado com a política atual chamando p ara uma outra forma de fazer política”, afirma Guilherme Daldin, um dos coordenadores de campanha.
Com os dizeres “Falsa Publicidade, Não nos Representa” e “Tomar Partido, Nós Podemos” o programa inovou ao abandonar os tradicionais jingles repetitivos e apostar em sons dissonantes e arrítimicos. Ao invés de finalizar pedindo voto para os candidatos, o eleitor é convidado a acessar o site presteatencao.org.br.
“Vem mais surpresas por aí”, finaliza Pilotto.