No próximo dia 29 de novembro acontece a eleição para a nova coordenação da CIS (Comissão Interna de Supervisão do PCCTAE) da UFPR. A CIS tem a função de fiscalizar e supervisionar a implementação do Plano de Cargos e Carreira dos Técnico-Administrativos em Educação em cada Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) e é escolhida em votação direta, pelos TAE’s de cada instituição.
Na UFPR, a ultima eleição da CIS foi em 2008. As eleições de 2012 acontecem quase 1 ano atrasadas, visto que o mandato de tal Comissão é de 3 anos. Mas ainda pior é que hoje quase a maior parte dos TAE’s da UFPR nem sabe o que é a CIS, o que ela faz, etc, tal a inoperância da comissão neste último mandato. Mesmo assim, a CIS tem um papel importante a cumprir, especialmente no esclarecimento dos TAE’s acerca dos seus direitos em relação a Carreira , na integração com TAE’s recém-ingressos, no acompanhamento de processos junto às instâncias da UFPR, entre outros pontos.
Apesar de ter participado de um encontro entre as CIS de várias IFES que aconteceu em Curitiba e de duas atividades da FASUBRA que debateram nosso Plano de Carreira, não havia me interessado ainda em aprofundar discussões no tema da Carreira e do PCCTAE. Mas neste ano passei a ver a importância do nosso plano e a necessidade de que nossa categoria se aproprie do tema; a partir daí, foram várias oportunidades de debates, no IFPR, na UTFPR, Unila, na UFPR. Depois do acordo assinado com o governo federal fruto de nossa greve, o Plano de Carreira ganhou mais importância, devido ao aumento da possibilidade de qualificação para os TAE’s.
Agora chegou a hora das eleições da CIS. É hora da categoria eleger pessoas comprometidas com a discussão do Plano de Carreira. É preciso dar um basta naqueles que usaram a CIS apenas como promoção pessoal, visando melhores colocações na estrutura de cargos da universidade (a boa e velha barganha do toma-lá-dá-cá) e que fizeram esta importante comissão ser quase que esquecida pela maioria dos trabalhadores da universidade.
Para isso, estou me colocando como candidato a uma das 11 vagas da CIS. No dia 29, é dia de ir as urnas e eleger uma nova representação para a CIS, comprometida com os interesses coletivos da categoria, que esteja presente nos locais de trabalho e que saiba combinar os elementos técnicos e políticos do nosso Plano de Carreira.