Warning: A non-numeric value encountered in /var/www/html/wp-content/themes/divi/functions.php on line 5806

indigenasNo último domingo, 20 de julho, o candidato ao governo do Paraná pelo PSOL, Bernardo Pilotto, visitou a aldeia indígena Tekohá K’ouvy, em Guaíra. Na ocasião, foi possível escutar as demandas dos indígenas, que vivem uma situação crítica por conta da falta de políticas públicas e da ameaça de despejo.

A região de Guaíra tem 13 aldeias indígenas da etnia guarani, que vem se organizando para lutar por seus direitos, especialmente pelo direito a demarcação de terras. Atualmente, a maior reivindicação nacional dos povos indígenas é a demarcação das terras tradicionais, sendo que para eles o território assume uma conotação cosmológica, que garante tanto a reprodução material, bem como a simbólica. Ou seja, não existe cultura e vida indígena sem a garantia da territorialidade.

Porém, isso tem sido dificultado principalmente pelo projeto agroexportador, que incentiva a produção desenfreada em busca de lucro, tratando a terra como um mero negócio, sem se preocupar com a natureza e com os povos que dependem dela para coexistir.
No último domingo, firmamos compromisso pela bandeira política da defesa da demarcação de terras e do fortalecimento da FUNAI, duas situações que dependem do governo federal. Além disso, firmamos compromisso em garantir a infra-estrutura necessária para as aldeias, com acesso a saneamento, educação, saúde e outras políticas públicas. Sobre a melhoria do acesso a saúde, debatemos a necessidade de termos cursos de extensão ou pós-graduação sobre saúde indígena, para que os profissionais tenham melhores condições de fazer os atendimentos. Para tal, poderia ser utilizada a estrutura da Escola de Saúde Pública do Paraná.
Perseguição
Infelizmente, a situação dos indígenas ainda é tensa. Na segunda-feira, 21/07, recebemos relato do cacique da aldeia que visitamos acerca de um atentado contra um dos indígenas de lá. Na noite de sábado, por volta das 21h, segundo relatos do cacique, um indígena estava tomando chimarrão e uma caminhonete parou em frente a Tekoha (que fica na margem da BR-272) e a pessoa (ou as pessoas) que estavam na caminhonete dispararam vários tiros de arma de fogo na direção em que eles estavam. O ocorrido foi registrado na delegacia de Policia Civil de Terra Roxa, mas até agora os indígenas continuam sem saber de nada.
Repudiamos esta intimidação e mais este atentado e seguiremos firmes ao lado dos indígenas nesta luta por dignidade, acesso a terra e direitos humanos.
Confira o álbum de fotos da visita clicando aqui.

Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to verify temporary file contents for atomic writing. in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:51 Stack trace: #0 /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/var/www/html/w...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 51