Quando alguém conta a outro alguém que trabalha numa escola ou numa faculdade, a pergunta que vem é sempre a mesma: “você e professor do quê?”. Mas nem todos aqueles que trabalham numa escola (ou numa faculdade) são professores; além destes, que são fundamentais, existem os também fundamentais funcionários de escola e técnico-administrativos em educação.
Hoje, 07 de agosto, é o Dia do Funcionário e da Funcionária de Escola. Essa data existe para sempre lembrarmos da importância destes trabalhadores para o processo educacional. Estes profissionais são fundamentais não só para a manutenção e funcionamento da escola, mas também para o desenvolvimento de todo o trabalho pedagógico e processo de ensino-aprendizagem. Infelizmente a luta pelo seu reconhecimento pleno como educador ainda engatinha no Paraná e no Brasil.
Nós do PSOL somos parte da luta de todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação do Paraná: defendemos um piso salarial para todas (os) trabalhadoras (os) da educação com base no salário mínimo do DIEESE e a redução da jornada de trabalho para 30 horas sem a redução dos vencimentos, para garantir uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores da educação, garantindo-lhes mais tempo para lazer, família e estudos, além de permitir o funcionamento do serviço em turnos contínuos.
A gestão democrática das escolas é um princípio para o PSOL. Entendemos que os funcionários e funcionárias de escola são fundamentais para esse modo de gestão das escolas, que passa pelo fortalecimento dos Conselhos Escolares e APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários), pela ampliação da participação das (os) trabalhadoras (os) em educação nos conselhos de controle social e pela implementação de eleições diretas para as direções de Núcleos Regionais da SEED (Secretaria Estadual de Educação).
Essas são algumas propostas que avaliamos que rumam para nosso norte, que é uma educação laica, democrática, livre de preconceitos, gratuita e de qualidade.
Desejamos que os próximos dias “07 de agosto” possam ser comemorados com o atendimento das pautas de reivindicações dos funcionários e funcionárias de escola do Paraná e do Brasil.